terça-feira, 9 de outubro de 2012

Desesperada

Socorro!!!!!

Estou a criar este blog para que de alguma forma através de alguns conselhos, opiniões, sugestões... etc, tudo o que me queiram dizer, ajudar no meu dia-a-dia.
Sou mãe, esposa, dona de casa ....
Tenho um novo trabalho, o qual me deixa de rastos ao fim do dia e desesperada quando chego a casa...
Nunca senti necessidade de planificar o meu dia, embora o fizesse inconscientemente, mas começo a entrar em pânico.
Já andei a navegar pela net e vi muitas ideias, mas ainda não coloquei nenhuma em prática, por isso criei este blog para que de certa forma isto seja um incentivo para seguir em frente.
Aceito sugestões:
Organizaçao da casa
planeamento de refeiçoes
regras de arrumação
limpezas
economias
gestão de tempo
...

Fico à espera
Beijocas
Dora

2 comentários:

  1. Olá Dora.
    Eu sempre planifiquei o meu dia a dia, apesar de eu reconhecer que as vezes nem sempre com grandes resultados. Os sites que está a seguir são do melhor que ha para o começar a fazer e devo dizer que a Mónica do blog Dona de Csa Perfeita mudou a minha vida de há um ano para cá em 360º. Claro que o esforço maior parte da nossa parte, as dicas, sózinhas, não são eficazes, nós temos de nos disciplinar em 1º lugar. Com tempo e treino a Dora chega lá.
    Estou cá para o caso de ter duvidas.
    Lucia

    ResponderEliminar
  2. Olá Dora!

    Antes de mais, respire fundo, enfie-se num quarto sozinha, aprecie o silêncio, pense numa paisagem maravilhosa e... regresse de novo à realidade, mas já bem mais calma ;)! Agora a sério, acho que criar um blogue como forma de de a manter nos eixos na sua busca pela organização é uma óptima ideia. Contudo, atenção, será sempre uma busca, pois não existe perfeição: o que resulta comigo, pode não resultar consigo. Há pequenas coisas que, sim, ajudarão qualquer um; outras, porém terá que ser a Dora a adaptá-las. Aqui deixo as minhas dicas, experimente ou mude a seu gosto:
    - já muito antes de todos falarem em orçamentos mensais, já eu tinha um caderninho onde controlava os meus gastos. Agora, fiz um upgrade e uso uma folha excel com o todas as despesas previstas para o mês. Cada despesa prevista tem um tecto máximo (por exemplo, Supermercado: 250€) e anoto o que vou gastando, tentando não ultrapassar esse limite. De semana a semana (pelo menos tento) vou sempre controlando;
    - ter uma agenda é fundamental para mim. Actualmente uso a do telemóvel, que está sincronizado com o pc (para o caso de acontecer algo), que é fantástica relativamente à versão papel devido à função de lembrete;
    - durante a semana, como quase não há tempo nenhum quando se chega a casa e, por vezes, o cansaço é muito, tento fazer o máximo que puder ao fim-de-semana (custa no principio, mas depois sabe tão bem!!!): preparo a ementa da semana seguinte sempre às 6as e já faço as compras com ela em mente (aliás, na lista), preparo alface, agrião, couve roxa ou outros vegetais e ponho-os em saquinhos no frigorífico para ir usando durante a semana, faço sopa ao domingo, fazia o pão na máquina (entretanto deixei de fazer, pois os pães começaram a sair mal, não sei se por algum problema da máquina);
    - no final de cada dia, mesmo antes de dormir, faço um balanço do dia (o que fiz, o que ficou por fazer) e planeio sumariamente e sem grande stress (ninguém quer isso antes de dormir!) o que vou fazer no outro dia. Acredite que este é talvez dos comportamentos que mais me ajudam a ir controlando o dia-a-dia. Mas acredite, mesmo com isto tudo, nem sempre os dias correm como a gente quer!

    Por fim, fiquei muito feliz por ter considerado o meu blogue digno o suficiente para estar na sua lista de favoritos. Muito obrigada!

    http://montradedescontos.blogspot.pt

    ResponderEliminar